Lente de contato ajuda a diagnosticar glaucoma

Criado por uma empresa de biotecnologia da Suiça, o sistema faz leitura da pressão intraocular; esta característica, quando elevada, é um dos sintomas da doença.

lentedecontato

O glaucoma é uma das causas mais comuns da cegueira, e o diagnóstico e tratamento precoces da doença podem prevenir esta situação. Pensando nisso, a empresa suíça de biotecnologia Sensimed quer tentar acelerar o diagnóstico. Ela desenvolveu lentes de contato inteligentes que permitem que os médicos monitorem os sintomas de seus pacientes em um período de 24 horas.

De acordo com a companhia, o sistema Triggerfish possui sensores minúsculos embutidos na lente e pequenos microchips, que podem captar sutis mudanças no olho de uma pessoa, ainda não obtidas com aparelhos oftalmológicos convencionais. Em seguida, transmitem os dados, com tecnologia wireless, para um receptor usado em volta do pescoço.

Os especialistas em glaucoma acreditam que um dos principais fatores que contribuem para a progressão da doença são as mudanças frequentes da pressão no olho ao longo do dia, ou de altas na pressão durante a noite. O dispostivo da Sensimed faz leituras constantes da curvatura do olho, que permitem medir essa pressão intraocular.

A empresa afirma que o sistema Triggerfish seria muito útil para detectar o glaucoma em estágio precoce, em pessoas com histórico familiar da doença ou com outros fatores de risco. Se um paciente de alto risco tem uma pressão relativamente normal durante o dia, por exemplo, ele pode usar as lentes inteligentes para fazer uma sessão de acompanhamento preventivo de 24 horas, para medir a pressão também durante à noite.

Clinicamente, o dispositivo foi usado em cerca de 80 pacientes e ainda não saiu da Suíça. Segundo a Sensimed, o Triggerfish deverá entrar no mercado da Europa a partir de setembro deste ano e nos Estados Unidos, até o final de 2011.

 

FONTE: Revista Galileu

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *